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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista é semestral e aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de autores(as) com titulação mínima de doutor(a) ou doutorando(a), vinculados a instituições de ensino superior, recebendo-os em sistema de fluxo contínuo. É possível aceitar textos de mestres ou mestrandos(as), desde que em coautoria com doutores(as). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações e podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês.

1) O artigo deve ser enviado apenas pelo sistema OJS. Os textos submetidos ao Conselho Editorial que não atenderem às exigências mínimas previstas nas normas não participarão do processo de avaliação.

2) Todos os artigos recebidos são analisados e enviados ao processo de avaliação por membros do conselho e consultores ad hoc, conforme afinidade temática, recebendo parecer favorável ou desfavorável à publicação. O resultado será informado por e-mail ao autor(a).

3) Em caso de aprovação, o texto passa por revisão ortográfica e gramatical, com possível contato com os(as) autores(as) para solução de dúvidas. Após revisão e diagramação, os artigos são publicados na edição indicada da revista e seus autores avisados da publicação por e-mail. O momento da publicação das contribuições recebidas será decidido pelo Conselho Editorial.

4) O(A) autor(a) deve indicar o tipo de trabalho enviado (artigo, entrevista, ensaio, resenha). Os artigos devem ter entre 15 mil e 35 mil caracteres (com espaços, incluindo notas e bibliografia). As resenhas (livros ou filmes) devem ter entre 10 mil e 15 mil caracteres (com espaços). Os ensaios são de caráter visual, artístico ou fotográfico.

5) O arquivo enviado não deve conter nenhum tipo de identificação que possa comprometer o anonimato do trabalho no processo de avaliação.

6) Se o texto tiver sido apresentado anteriormente em congressos, deve-se fornecer as informações do evento na primeira nota de rodapé do artigo.

7) Os artigos devem conter título (em português e em inglês), resumo de 5 a 10 linhas, e de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgula, em português e inglês (abstractkeywords).

8) Os textos deverão ser padronizados da seguinte forma: arquivo em programa word (.doc) ou compatível (.rtf); espaçamento 1,5, formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem recuo de parágrafo e sem espaço entre os parágrafos; títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito (com espaço antes e depois deles); destaques ao longo do texto devem ser feitos em itálico; nome do arquivo com o sobrenome do autor principal.

9) As notas de rodapé (somente as explicativas) devem vir em tamanho 9 e numeradas em sequência (1, 2, 3). Exemplos:

Certo: Atualmente existem mais de 300 unidades fechadas de...

Errado: ESTRADA, S. Previdência social e complementar e os mercados comuns, p. 13 (trata-se, nesse caso, de uma citação referencial).

10) As citações referenciais devem ser identificadas (entre parênteses) no texto, colocando o sobrenome do autor (com todas as letras maiúsculas), o ano e, quando necessário, a página. Exemplos: um autor: (WENTH, 1998, p. 12); dois autores: (LAMARE; SOARES, 1990, p. 134-135); três ou mais autores: (HARRIS et al., 1998, p. 26). Citações referenciais não vão em nota de rodapé, mas no corpo do texto, logo após o trecho citado. Exemplo: (KELSEN, 1979, p. 91). Citações com mais de quatro linhas deverão vir em parágrafo específico, com recuo de 4 cm, tamanho 10 e espaço simples antes e depois das citações. Citações em língua estrangeira deverão estar traduzidas no corpo do texto, indicando a autoria da tradução (por exemplo, tradução nossa), e com o texto original incluso como nota de rodapé. Não usar Idem ou Ibidem.

11) A lista de referências bibliográficas deve estar em ordem alfabética, de acordo com as normas ABNT (6023 e 10520). Exemplos:

a) Formato para livros: CALDWELL, J. T. Televisuality: style, crisis, and authority in American television. New Jersey: Rutgers, 1995.

Subtítulo em minúscula e depois de dois pontos, sem itálico; prenomes dos autores abreviados; maiúscula apenas na primeira letra do título; não utilizar prenomes em editoras, desde que isso não comprometa a identificação.

b) Formato para teses e dissertações: MUANIS, F. As metaimagens na televisão contemporânea: as vinhetas da Rede Globo e MTV. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

c) Formato para artigos: PAIVA, S. “A propósito do gênero road movie no Brasil: um romance, uma série de TV e um filme de estrada”. Rumores, São Paulo, v. 1, n. 6, set.-dez. 2009.

d) Formato para trabalhos apresentados em eventos: REGUILLO, R. “El lenguaje e los narcos”. In: Seminario Narcotráfico y Violencia en Ciudades de América Latina: retos para un nuevo periodismo, 2009, México. Anais eletrônicos. México: FNPI, 2009. Disponível em: url. Acesso em: 15 ago 2011.

12) Caso o trabalho contenha imagens, quadros ou tabelas, é necessário incluí-los ao longo do texto, devidamente numerados, de modo compatível com o arquivo .doc. Os títulos e as legendas devem estar imediatamente abaixo das figuras e dos gráficos e imediatamente acima dos quadros e das tabelas. Todos deverão estar numerados consecutivamente, em arábico. De acordo com a lei de direitos autorais, as fotos e os desenhos devem vir acompanhados dos nomes de seus autores.

13) Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores. Deve ser observado o intervalo de três edições para nova submissão de artigos por um mesmo autor. Artigos enviados fora das normas de publicação não serão avaliados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte times 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.