O mito da liberdade de expressão em cinco notícias

  • Bárbara Heller Universidade Paulista (Unip), Brasil.
Palavras-chave: Censura, mulheres, memória, narrativa.

Resumo

A censura, na contemporaneidade, é uma das formas de violência simbólica que ainda afeta cidadãos dos mais variados países e regimes políticos do planeta. Este artigo contempla cinco notícias veiculadas pela internet sobre mulheres vítimas de censura em 2014 e questiona se o silenciamento que lhes é imposto contribui para o apagamento de suas memórias. Para isso, recorremos a teóricos que relacionam História, Cultura e Comunicação como Beatriz Sarlo, Alain Touraine, Tzvetan Todorov, Venício Artur Lima, Walter Benjamin e Cristina Costa. A conclusão a que chegamos é que palavras, narrativas e memórias não desaparecem, apesar dos esforços – menos ou mais violentos – de silenciá-las

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Heller, Universidade Paulista (Unip), Brasil.

Docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip). Possui doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e graduação em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1982). b.heller@terra.com.br.

Referências

BENJAMIN, W. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

COSTA, C. Censura em cena: teatro e censura no Brasil. São Paulo: Edusp, Fapesp, Imprensa Oficial, 2008.

LIMA, V. A. Regulação das comunicações. São Paulo: Paulus, 2011.

SARLO, B. Tempo passado; cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2007.

TODOROV, T. Memória do mal, tentação do bem. São Paulo, Arx, 2002.

TOURAINE. A. O mundo das mulheres. Petrópolis: Vozes, 2010.

Publicado
2016-07-07
Como Citar
HELLER, B. O mito da liberdade de expressão em cinco notícias. RuMoRes, v. 10, n. 19, p. 174-189, 7 jul. 2016.
Seção
Artigos