Diferenças imagéticas. Considerações sobre a técnica e o símbolo no contexto comunicacional

Autores

  • Eduardo Portanova Barros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil.
  • Anelise Angeli De Carli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
  • Danilo Fantinel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.103232

Palavras-chave:

Imagem, imaginário, símbolo, técnica, comunicação.

Resumo

A pesquisa acadêmica que se debruça sobre os processos comunicacionais, muito frequentemente, tem escolhido como objeto de investigação os produtos da cultura visual contemporânea. A fim de contribuir para aproximações concêntricas junto aos Estudos da Imagem, este artigo pretende retomar posicionamentos teóricos a respeito de duas noções que, neste campo de pesquisa, costumam-se chamar “imagem técnica” e “imagem simbólica”. Recuperando algumas definições dos Estudos da Imagem e do Imaginário, procuramos observar as diferenças entre estas duas ordens de imagens e suas possíveis articulações. Buscamos, ainda, compreender como tais imagens se apresentam e como se dá a relação delas com a socialidade contemporânea, situando-as como motivadoras de pesquisa em Comunicação.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Portanova Barros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil.
    Jornalista, professor-pesquisador PNPD/CAPES junto ao PPG em Ciências Sociais Unisinos, pós-doutor pela Unisinos (PPGCS) e pela Université de Paris V (Sorbonne), autor de "Maffesoli: entre a ciência alegre e o demasiado humano. Aproximações de uma Sociologia Anarquista" (São Leopoldo: Oikos, 2015) e "Truffaut, o homem que amava o cinema" (Canoas: Ed. da Ulbra, 2013). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário - Imaginalis.
  • Anelise Angeli De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
    Jornalista, produtora cultural, fotógrafa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário - Imaginalis.
  • Danilo Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.
    Jornalista, crítico de cinema, mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário - Imaginalis.

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Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diferenças imagéticas. Considerações sobre a técnica e o símbolo no contexto comunicacional. RuMoRes, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 209–226, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.103232. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/103232.. Acesso em: 26 abr. 2024.