Dos modelos televisuais em vídeos na Web: desdobramentos midiáticos do programa de receita culinária

  • Caroline Cavalcanti de Oliveira Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) FAE Centro Universitário (FAE)
Palavras-chave: Televisão, vídeos na web, receita culinária.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões relacionadas à percepção de modelos televisuais em vídeos concebidos para internet. Como estratégia de investigação, são analisados desdobramentos do texto de receita culinária no audiovisual através de sua observação na história da televisão e em vídeos produzidos para a Web. Para tanto, a pesquisa contemplou aspectos dos formatos adotados pelo programa de receita na TV e por vídeos com o tema em sites de compartilhamento, avaliando especialmente como vem se manifestando este conteúdo na Web sob influência de um paradigma televisual. Os textos de receita são interpretados neste estudo como produtos culturais, um recorte que ilustra debates envolvendo televisão e vídeo, mídia e internet, e tecnologias digitais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Cavalcanti de Oliveira, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) FAE Centro Universitário (FAE)

Docente na FAE Centro Universitário (FAE/Curitiba). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM UTP); Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOM UTP); Especialista em História da Arte no século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP); Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Licenciada em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). e-mail: carocavalcanti@gmail.com.

Referências

AUMONT, Jacques. Dicionário teórico e crítico do cinema. São Paulo: Papirus, 2010.

BARBOSA, Marialva. Televisão, narrativas e restos do passado. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, vol. 8, abr/2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/ 138/139>. Acesso em: 26 mai. 2014

BENTA, Dona. Comer Bem: 1001 receitas de bons pratos. 75a ed. rev. e ampl. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.

COLLINS, Kathleen. Watching what we eat. The evolution of television cooking shows. New York: Continuum, 2009.

KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura. Investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.

KNOX on-camera recipes. A completely new guide to gel-cookery. New York: Knox gelatine, Inc., 1963.

MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 2001.

MARQUIONI, Carlos Eduardo. TV digital interativa brasileira: redefinições culturais e inter-ações midiáticas em tempos de migração tecnológica. e-book. Curitiba: UTP, 2013.

_______; BARBOSA, Marialva. TV digital: estruturas de sentimento na televisão do vir a ser. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, ano 10, vol. 10, n.27, p. 57-74. Abr/2013. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/410>. Acesso em: 23 jun. 2014.

WILLIAMS, R. Culture is ordinary. Resources of hope: culture, democracy, socialism. London: Verso, 1989. pp. 3-18.

_______. Television. Tecnology and cultural form. e-book. London: Routledge, [1974] 2003.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Publicado
2016-07-07
Como Citar
OLIVEIRA, C. Dos modelos televisuais em vídeos na Web: desdobramentos midiáticos do programa de receita culinária. RuMoRes, v. 10, n. 19, p. 246-261, 7 jul. 2016.
Seção
Artigos