Fama e engajamento no Instagram: as celebridades e a convocação de públicos

  • Fernanda Faria Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
Palavras-chave: Celebridade, público, rede social, polarização.

Resumo

Com foco no contexto atual das redes sociais brasileiras – polarizado e turbulento, a intenção deste trabalho é observar as possibilidades e tentativas de representação dos anônimos através das novas formas de interlocução que se manifestam entre as celebridades e os comuns, no ambiente digital. A ideia é fomentar a reflexão a respeito do impacto da mídia na constituição de grupos sociais ativos, analisando as investidas de representação, por parte das celebridades, em seus movimentos de convocação e de interlocução com públicos específicos. Para tanto, examinamos, na empiria, os perfis virtuais da cantora Daniela Mercury e do rapper Emicida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Faria Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), graduada em Jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2011) e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec (2008). Integra o grupo de pesquisa Midia e Narrativa, da PUC Minas, e atua na área da comunicação, com ênfase na cultura das mídias e no universo das celebridades.

Referências

BABO-LANÇA, Isabel. O acontecimento e os seus públicos. Comunicação e Sociedade, v. 23, p. 218-235, 2013.

DEWEY, John. The Collected Works of John Dewey, 1882-1953. Supplementary Volume 1: 1884-1951. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 2008.

ROJEK, Chris. Celebridade. Trad. Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. SIMÕES, P. G.; FRANÇA, V. R. V. Celebridade: quando o privado atravessa o público (e vice- versa). Revista FAMECOS, v. 21. 2014. p. 1062-1081.

TURNER, G. Understanding Celebrity. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2004.

Publicado
2016-07-07
Como Citar
MEDEIROS, F. Fama e engajamento no Instagram: as celebridades e a convocação de públicos. RuMoRes, v. 10, n. 19, p. 158-173, 7 jul. 2016.
Seção
Dossiê