Música, memória e história na obra de Eduardo Coutinho

  • Renato Levi Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
Palavras-chave: música, memória, Eduardo Coutinho

Resumo

A música é um dos elementos fundamentais na construção e resgate das memórias pessoais e históricas. Eduardo Coutinho, notável cineasta que desenvolveu grande parte de sua filmografia se dedicando à escuta de seus interlocutores, foi muito além de um “cinema da palavra”. Para ele, o “ato verbal”, por vezes, incluía a música como elemento expressivo essencial para acessar e reconstruir a história de cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Levi, Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Documentarista, pesquisador e professor nos cursos de Jornalismo da USP e da PUC-SP.

Referências

APARTAMENTO 608 – Coutinho.doc. Direção: Beth Formaginni, Produção: 4ventos Comunicação. Rio de Janeiro: 4ventos Comunicação; Canal Brasil, 2009.

AS CANÇÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2011.

BOCA DE LIXO. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1993.

EDIFÍCIO MASTER. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002

LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

MAIA, G. Aspectos da música no documentário contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar. Revista Doc On-line, Campinas, n. 12, ago. 2012

OHATA, M. (Org.) Eduardo Coutinho. São Paulo: Sesc; Cosac Naify, 2013.

SACKS, O. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SANTA MARTA – Duas semanas no morro. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1987.

Publicado
2016-12-17
Como Citar
LEVI, R. Música, memória e história na obra de Eduardo Coutinho. Rumores, v. 10, n. 20, p. 275-287, 17 dez. 2016.
Seção
Artigos