O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico

Autores

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.155969

Palavras-chave:

Cinema, cinefilia, cineclube, cinemateca, crítica cinematográfica

Resumo

Este artigo focaliza três momentos significativos da reflexão e do debate sobre o cinema no século XX, a fim de caracterizar formas de articulação entre o exercício da crítica em periódicos e a produção escrita ligada a núcleos de formação da cinefilia, como os cineclubes, e a centros de formação e pesquisa, como as cinematecas e, notadamente a partir dos anos 1960, as universidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismail Xavier, Universidade de São Paulo

    Professor associado da Universidade de São Paulo. mestre em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1975), doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutor em Cinema Studies – New York University (1982).

Referências

AVELLAR, J. C. A ponte clandestina: teorias de cinema na América Latina. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 1995.
BAZIN, A. O que é o cinema? São Paulo: Ubu, 2018.
CANUDO, R. L’usine aux images. Paris: Etienne Chiron, 1927.
DANEY, S. Ciné journal: 1981-1986. Paris: Cahiers du Cinéma, 1986.
DELEUZE, G. A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, G. A imagem-tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DESNOS, R. Cinéma: textes reunis et présentés par André Techernia. Paris: Gallimard, 1966.
ELSAESSER, T; BARKER, A. Early cinema: space, frame, narrative. London: BFI Publishing, 1990.
EPSTEIN, J. Écrits sur le cinema. Paris: Seghers, 1974. t. 1.
EPSTEIN, J. Bonjour cinéma. Paris: Éditions de la Sirène, 1921.
LEYDA, J. Kino: a history of Russian and Soviet film. London: Allen & Unwin Pub, 1960.
LEYDA, J. Dianying/electric shadows: an account of the film audience in China. Cambridge, The MIT Press, 1972.
LINDSAY, V. The art of the moving picture. New York: Modern Library, 2000.
MACEDO, A. A evolução estética do cinema. Lisboa: Clube bibliográfico Editex, 1959.
MERLEAU-PONTY, M. O cinema e a nova psicologia. In: GRUNEWALD, J. L. (Org.). A ideia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. p. 101-118.
MUNSTERBERG, H. Photoplay: a psychological study. Nova York: Dover Pub, 1970.
SITNEY, P. A. Visionary cinema. Nova York: The Oxford Press, 1974.
XAVIER, I. Sétima arte: um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. 2. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O papel estratégico da crítica na formação do pensamento cinematográfico. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 12–31, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.155969. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/155969.. Acesso em: 19 mar. 2024.