Críticas do audiovisível

incerteza e indeterminação como perspectivas de análise de produtos audiovisuais da cultura pop

Autores

  • Rose de Melo Rocha Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.155974

Palavras-chave:

Crítica do audiovisível, cultura pop, gênero

Resumo

O tema da crise da crítica é abordado neste artigo como argumento central à consolidação de uma crítica da comunicação e, especificamente, de uma análise crítica de produções audiovisuais. Tendo como referente empírico as recentes obras de músicas e músicos ligados a performances de gênero no Brasil, propõe que uma crítica do audiovisível impõe ranhuras ao continuum midiático e à espiral comunicativa. Entende, ainda, que a expressão cantante de corpos subalternizados contribui para um contrato espectorial dissensual, passível, portanto, de gerar não apenas mimese, mas transformação ou mutação de estados (sensíveis, culturais, sociais).

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Biografia do Autor

  • Rose de Melo Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora titular do PPGCOM-ESPM. Doutora em Ciências da Comunicação (USP), com pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Juvenália (Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo). Pesquisadora do GT Clacso “Juventudes e infancias: prácticas políticas y culturales, memorias y desigualdades en el escenario contemporáneo“. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Críticas do audiovisível: incerteza e indeterminação como perspectivas de análise de produtos audiovisuais da cultura pop. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 50–65, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.155974. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/155974.. Acesso em: 19 mar. 2024.