Políticas da crítica

formação e circulação em práticas midiáticas

Autores

  • Gislene da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.156690

Palavras-chave:

crítica de mídia

Resumo

Com o Dossiê “Políticas da crítica: formação e circulação em práticas midiáticas”, RuMoRes abre espaço para exercícios críticos sobre práticas midiáticas na complexidade de suas inserções no campo do audiovisual (televisão, rádio, cinema, documentário), no jornalismo e nas artes (literatura, artes visuais, música). Tais exercícios se inserem na necessidade de atualização de teorias críticas tradicionais, considerando questões de julgamento, de opinião e de busca por critérios para avaliar tais práticas à luz de suas vinculações econômicas, políticas, sociais, entre outras. A diversidade dos artigos apresentados contempla diferentes perspectivas teóricas sobre crítica e observação crítica de diversos objetos empíricos em circulação nas mídias, com apoio de arranjos metodológicos variados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislene da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora associada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP (2009/CNPq) e na Universidad Complutense de Madrid (Espanha, 2016/Capes). É uma das líderes do grupo de pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais e bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq

  • Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo

    Professora livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, com doutorado e mestrado em comunicação pela mesma instituição. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2012) e no King’s College London (Inglaterra, 2014/Fapesp). É uma das líderes do grupo de pesquisa MidiAto (ECA-USP) e do grupo de pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Referências

Apresentação do dossiê

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê

Como Citar

Políticas da crítica: formação e circulação em práticas midiáticas. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 9–11, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.156690. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/156690.. Acesso em: 19 mar. 2024.