O acontecimento João de Deus e os enquadramentos na mídia televisiva

  • Marcos Vinicius Meigre e Silva Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Religião, Telejornalismo, Acontecimento

Resumo

Este artigo analisa a construção de sentidos, o acionamento de valores sociais e os posicionamentos assumidos pelos sujeitos em torno do caso de denúncias contra o médium João de Deus. Tomando por objeto empírico o programa Fantástico, da TV Globo, analiso três edições a fim de captar as fases do acontecimento e suas reverberações na televisão. A partir das análises, foi possível apreender tensionamentos em torno dos papéis sociais “pai”, “médium” e “criminoso”, bem como os valores evocados para cada um destes elementos. Por fim, o acontecimento já em fase de normalização se consagra numa espécie de compensação simbólica com a manutenção da prisão do médium.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Meigre e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista CAPES.

Referências

ARENDT, H. Compreensão e política. In: ARENDT, H. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 330-346.

BABO-LANÇA, I. A constituição do sentido do acontecimento na experiência pública. Trajectos, Lisboa, n. 6, p. 85-94, 2005.

BABO-LANÇA, I. Acontecimento e memória. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (org.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 55-65.

BATESON, G. Uma teoria sobre brincadeira e fantasia. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (org.). Sociolingüística interacional. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2002. p. 85-105.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. Tradução: Angela S. M. Correa. São Paulo: Contexto, 2006.

DEWEY, J. Ter uma experiência. In: BOYDSTON, J. A. (org.). Arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 109-141.

FRANÇA, V. R. V. O acontecimento para além do acontecimento: uma ferramenta heurística. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (org.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 39-51.

FRANÇA, V. R. V. O crime e o trabalho de individuação do acontecimento no espaço midiático. Caleidoscópio, Lisboa, v. 10, p. 59-72, 2011.

FRANÇA, V. R. V.; LOPES, S. C. Análise do acontecimento: possibilidades metodológicas. Matrizes, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 71-87, 2017.

FRANÇA, V. R. V.; SIMÕES, P. G. Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2014, p. 1062-1081.

GOFFMAN, E. Footing. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. Sociolinguística interacional: antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. Porto Alegre: AGE, 1998. p. 107-148.

GOFFMAN, E. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Vozes, 2012.

MEAD, G. H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behavior. Chicago: University of Chicago, 1934.

MENDONÇA, R. F.; SIMÕES, P. G. Enquadramento: diferentes operacionalizações analíticas de um conceito. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 187-201, 2012.

MOUILLAUD, M. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: MOUILLAUD, M.; PORTO, S. D. (org.). O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2002. p. 49-83.

QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANÇA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. de (org.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.

QUÉRÉ, L. Entre o facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Lisboa, n. 6, p. 59-75, 2005.

ROCHA, C. A globalização da cura espírita: biomedicina, João de Deus e seus seguidores australianos. Tempo Social, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 95-115, 2015.

ROCHA, C.; VASQUEZ, M. O Brasil na nova cartografia global da religião. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 13-37, 2014.

ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SIMÕES, P. O acontecimento e o campo da comunicação. In: FRANÇA, V. R. V.; ALDÉ, A.; RAMOS, M. C. (org.). Teorias da comunicação no Brasil: reflexões contemporâneas. Salvador: Edufba, 2014. p. 173-196.

SIMÕES, P. O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

SIMÕES, P.; FERREIRA, J. S. Acontecimento, celebridade e carisma: uma análise da imagem pública do Papa Francisco. Comunicação Midiática, Bauru, v. 10, n. 1, p. 70-83, 2015.

Publicado
2020-07-16
Como Citar
SILVA, M. V. O acontecimento João de Deus e os enquadramentos na mídia televisiva. RuMoRes, v. 14, n. 27, p. 261-285, 16 jul. 2020.
Seção
Artigos