Narrativas audiovisuais e mitologia

a quaternidade mítica aplicada aos animes

Autores

  • Arthur Carlos Franco Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Hertz Wendel de Camargo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.164987

Palavras-chave:

Anime, Audiovisual, Quaternidade mítica, Canevacci

Resumo

Considerando os estudos sobre consumo ritualístico no cinema e a presença de conteúdos míticos em narrativas contemporâneas, esse artigo busca aplicar a teoria da quaternidade mítica proposta por Canevacci em três animes através da metodologia de análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Lété. Examinando representações arquetípicas em Sakura Card Captors, Code Geass e The Seven Deadly Sins, concluímos que tais elementos fundamentam a diegese dos animes através de uma estrutura que movimenta a narrativa ao perpetuar e ressignificar conteúdos presentes no inconsciente coletivo. Assim, a ritualização dos arquétipos apresentados por Canevacci lida com estruturas inconscientes não específicas apenas de uma cultura, mas consolidadas no indivíduo e constantemente reapresentadas com diferentes roupagens nas narrativas midiáticas.

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Biografia do Autor

  • Arthur Carlos Franco Oliveira, Universidade Federal do Paraná

    Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná – PPGCOM –UFPR, orientado pelo Prof. Dr. Hertz Wendel de Camargo – UFPR, bolsista CAPES.

  • Hertz Wendel de Camargo, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Estudos da Linguagem e professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Narrativas audiovisuais e mitologia: a quaternidade mítica aplicada aos animes. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 216–237, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.164987. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/164987.. Acesso em: 28 mar. 2024.