Wiki: uma experiência pedagógica

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo (USP).
  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo (USP).
  • Andrea Limberto Leite Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51093

Palavras-chave:

Novas tecnologias, educação, wiki, produção textual, autoria.

Resumo

As novas tecnologias associadas à internet trouxeram uma abertura de possibilidades para as produções artísticas e do mundo empresarial em geral. Neste trabalho, analisamos a adoção da ferramenta wiki em sala de aula tendo em vista tal abertura em relação à produção textual. O wiki nos permite questionar os parâmetros da linearidade do texto ao apresentar uma estrutura ramificada e, ainda, investigar a problemática da autoria, se supomos que uma de suas principais características é a autoria coletiva, princípio que define sua função. Assim, através da inovação apresentada na estrutura de edição textual, propomos uma investigação sobre seus efeitos em sala de aula, concentrando-nos especificamente em disciplinas da graduação em jornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo (USP).
    Professora Doutora, Livre Docente, do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Pesquisadora Principal, junto ao Projeto Temático, apoio FAPESP, do Eixo O Poder e a Fala na Cena Paulista. Líder do Projeto Labirintos Textuais - investigação dos caminhos para a incorporação da ferramenta wiki em sala de aula, com apoio do CNPq. Autora, dentre outras obras, do livro Poder no Jornalismo.
  • Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, professora e pesquisadora do curso de Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação desta mesma Escola. É autora de Imagens veladas. Aids, imprensa e linguagem (São Paulo, Annablume, 2001) e de diversos artigos científicos. rolima@usp.br.
  • Andrea Limberto Leite, Universidade de São Paulo (USP).
    Andrea Limberto Leite é doutoranda do programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Concluiu mestrado na mesma instituição com o trabalho O traçado da luz – um estudo da sintaxe televisiva em reportagens telejornalísticas. andrealimberto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2007-12-25

Edição

Seção

Artigos