Sensacionalismo e modernidade: como uma relação intrinsecamente ambígua se transformou em estratégia de distinção cultural?

Autores

  • Wilson Borges Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Ana Lúcia Silva Enne Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51094

Palavras-chave:

Sensacionalismo, modernidade, mediações culturais, fluxo cultural, distinção.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre o contexto histórico de consolidação da modernidade ocidental, em especial o século XIX, e a configuração de uma perspectiva dualista entre domínios que serão apresentados como separados e muitas vezes excludentes: cultura popular x cultura erudita; imprensa séria x imprensa sensacionalista; razão e sensação, dentre outros. Nosso objetivo é demonstrar que tais dualidades são, em grande medida, resultado de um processo de construção cultural, em que classes privilegiadas – em especial a média e alta burguesia – irão promover, através de diversos recursos, estratégias de distinção, negando, dessa forma, o fluxo e a circularidade cultural.

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Biografia do Autor

  • Wilson Borges, Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Ana Lúcia Silva Enne, Universidade Federal Fluminense (UFF).
    Jornalista e Doutora em Antropologia pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Mídia e Identidade/LAMI (www.uff.br/lami).

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Publicado

2007-12-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sensacionalismo e modernidade: como uma relação intrinsecamente ambígua se transformou em estratégia de distinção cultural?. RuMoRes, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51094. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51094.. Acesso em: 25 abr. 2024.