Informação e produção de sentido: a integração da categoria recepção no processo documentário-informacional

  • Marilda Lopes Ginez de Lara Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
  • Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).
Palavras-chave: Recepção, sociedade de massas, linguagem documentária, processos documentários, comunicação documentária, lingüística documentária, terminologia.

Resumo

As tecnologias da informação e da comunicação ainda não respondem integralmente às questões do acesso à informação semântica, razão pela qual continuam pertinentes os investimentos em metodologias de organização prévia da informação. Ao comparar a sociedade da informação com a sociedade de massa emerge a importância da categoria da recepção. Como inserir tal categoria nos procedimentos documentários, como entendê-la no âmbito da circulação social da informação e do conhecimento são indagações recorrentes que apresentam, no entanto, avanços tímidos no que tange às respostas dadas. O presente trabalho propõe a integração da categoria da recepção no processo documentário através da noção de interação, substituindo a idéia de usuário ideal pela de sujeito social. Pressupõe-se que um sistema de recuperação da informação apresente-se como máquina produtora de sentido, valendo-se de linguagem documentária que contemple invariavelmente a oferta de opções, segundo as especificidades qualificadas das demandas informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Lopes Ginez de Lara, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).
Publicado
2008-06-25
Como Citar
LARA, M.; TÁLAMO, M. Informação e produção de sentido: a integração da categoria recepção no processo documentário-informacional. Rumores, v. 1, n. 2, 25 jun. 2008.
Seção
Artigos