Imagens, foco, hibridização: mais do mesmo na publicidade

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Palavras-chave: Imagem e hibridização, campanhas publicitárias e identidade, marca Forum e marca Diesel.

Resumo

As imagens que se verificam em campanhas publicitárias de moda e de marcas de roupas cada vez mais tendem à hibridização e ao pretenso desvio de foco, esmaecendo a imagem do produto roupa propriamente dito para enfatizar imagens que carregam conceitos e modos de se dar a ver e de se colocar no mundo específicos e atinentes ao universo identitário com os quais as marcas pretendem se associar. Partindo de tais evidências e à luz de pressupostos teóricos que englobam noções ampliadas de hibridização e o conceito de carnavalização bakhtiniano, este trabalho tem a intenção de desenvolver reflexões para um estudo comparativo entre duas peças integrantes de campanhas veiculadas pelas griffes de roupas e acessórios Forum e Diesel. A hibridização temática e figurativa entre as campanhas e suas conseqüentes inter-relações é o que se pretende explorar neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes-ECA da Universidade de São Paulo-USP. Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). sandrafischer@uol.com.br.
Publicado
2008-06-25
Como Citar
FISCHER, S. Imagens, foco, hibridização: mais do mesmo na publicidade. RuMoRes, v. 1, n. 2, 25 jun. 2008.
Seção
Artigos