Anjos Vazios: Paixão de Cristo da Pathé - A Ornamentação como característica Estética dos Primeiros Filmes de Cristo

Autores

  • Luiz Vadico Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51108

Palavras-chave:

Ornamentação, estética, Paixão de Cristo, cinema, hierofania.

Resumo

Neste artigo faz-se uma análise do filme La Vie et la Passion de Jesus Christ, dirigido por Ferdinand, produzido entre os anos de 1902 e 1905, e conhecido por Paixão da Pathé, utilizando como elemento de comparação alguns fotogramas da Paixão da Gaumont, dirigida por Alice Guy em 1903. O trabalho comparativo visa demonstrar como algumas cenas de ambos os filmes são realizadas tendo em vista a finalidade de serem imagens puramente ornamentais, e que ao invés de significarem a representação de hierofanias, como poderia parecer num primeiro momento, são esvaziadas de qualquer significado religioso e descoladas da narrativa. Aparecendo, assim, como um elemento puramente estético.

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Biografia do Autor

  • Luiz Vadico, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
    Doutor em Multimeios/Instituto de Artes - UNICAMP. Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Onde desenvolve o projeto: Os Primeiros Filmes de Cristo – Estética e Narratividade – (1897 – 1921). É integrante do Grupo de Pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea.

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Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Anjos Vazios: Paixão de Cristo da Pathé - A Ornamentação como característica Estética dos Primeiros Filmes de Cristo. RuMoRes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51108. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51108.. Acesso em: 29 mar. 2024.