Os Principais Valores Presentes no Discurso Jornalístico da Revista Veja

  • Alexandre Rossato Augusti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Feredal do Pampa (UNIPAMPA).
Palavras-chave: Jornalismo, comportamento, valores.

Resumo

Foram analisadas 22 reportagens de capa da revista Veja, sobre comportamento, para definir os principais valores que a revista destaca como centrais para nortear o comportamento contemporâneo. A amostragem reuniu 56 revistas, do período entre setembro de 2003 e setembro de 2004. O objetivo é responder como Veja constrói comportamentos contemporâneos e institui sentidos sobre os valores que os norteiam. Para isso, foram mapeados os valores dominantes representados nas matérias, identificando as marcas discursivas desses valores e como elas constroem um efeito de paráfrase ao longo de textos diversos. Destacamos, em nossas conclusões, que Veja defende um indivíduo saudável, belo, inteligente e que viva com prazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rossato Augusti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Feredal do Pampa (UNIPAMPA).
Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS; professor assistente da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, unidade de São Borja (RS). araugusti@yahoo.com.
Publicado
2008-06-25
Como Citar
AUGUSTI, A. Os Principais Valores Presentes no Discurso Jornalístico da Revista Veja. Rumores, v. 1, n. 2, 25 jun. 2008.
Seção
Artigos