Os Principais Valores Presentes no Discurso Jornalístico da Revista Veja

Autores

  • Alexandre Rossato Augusti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Feredal do Pampa (UNIPAMPA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51112

Palavras-chave:

Jornalismo, comportamento, valores.

Resumo

Foram analisadas 22 reportagens de capa da revista Veja, sobre comportamento, para definir os principais valores que a revista destaca como centrais para nortear o comportamento contemporâneo. A amostragem reuniu 56 revistas, do período entre setembro de 2003 e setembro de 2004. O objetivo é responder como Veja constrói comportamentos contemporâneos e institui sentidos sobre os valores que os norteiam. Para isso, foram mapeados os valores dominantes representados nas matérias, identificando as marcas discursivas desses valores e como elas constroem um efeito de paráfrase ao longo de textos diversos. Destacamos, em nossas conclusões, que Veja defende um indivíduo saudável, belo, inteligente e que viva com prazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Rossato Augusti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Feredal do Pampa (UNIPAMPA).
    Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS; professor assistente da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, unidade de São Borja (RS). araugusti@yahoo.com.

Downloads

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os Principais Valores Presentes no Discurso Jornalístico da Revista Veja. RuMoRes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51112. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51112.. Acesso em: 28 mar. 2024.