Autoridades sob o olhar de Datena: uma análise do discurso do programa Brasil Urgente

  • Michele Negrini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Palavras-chave: Análise de discurso, produção de sentidos, espetacularização.

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão sobre o discurso do apresentador José Luiz Datena do Brasil Urgente da Rede Bandeirantes. Datena, durante a apresentação do programa, tem uma postura opinativa, capaz de analisar e julgar as atitudes das autoridades competentes e os acontecimentos da sociedade. No decorrer do Brasil Urgente, o apresentador enfatiza ao público as suas opiniões acerca dos fatos e expõe os detalhes mais íntimos da vida das pessoas envolvidas nos casos apresentados. Tais evidências no Brasil Urgente o tornam um objeto rico para estudos. Tomamos como suporte metodológico a análise do discurso de linha francesa. Como objeto de pesquisa, analisamos uma edição do programa, que foi ao ar no mês de maio de 2006.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Negrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutoranda em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; docente da Universidade Federal de Santa Maria/ Unipampa São Borja – Rio Grande do Sul. mmnegrini@yahoo.com.br.
Publicado
2008-06-25
Como Citar
NEGRINI, M. Autoridades sob o olhar de Datena: uma análise do discurso do programa Brasil Urgente. RuMoRes, v. 1, n. 2, 25 jun. 2008.
Seção
Artigos