Entre a utopia e o ceticismo: as potencialidades dos diários virtuais no mercado de comunicação nacional

Autores

  • Mariana Della Dea Tavernari Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51114

Palavras-chave:

Weblog, diário virtual, internet, jornalismo, comunicação.

Resumo

Os diários virtuais são elementos-chave para compreender como se articulam as profecias otimistas e pessimistas em conseqüência da emergência de novas mídias e formatos no mercado de comunicação nacional. Sob a ótica da remediação, apresentam-se como uma alternativa à unilateralidade imposta pelos meios tradicionais ao introduzirem uma narrativa expressiva similar ao jornalismo literário aportada no ambiente bilateral e interconectado da Internet e tornam-se os alvos principais dos entusiastas que idealizam a concretização do chamado jornalismo cidadão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Della Dea Tavernari, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação da profa. dra. Rosana de Lima Soares. É bolsista Fapesp, desenvolvendo a pesquisa “Diários de vitrine: caminhos comunicativos no contexto discursivo do meio digital”. mariana.tavernari@gmail.com.

Downloads

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre a utopia e o ceticismo: as potencialidades dos diários virtuais no mercado de comunicação nacional. RuMoRes, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51114. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51114.. Acesso em: 26 abr. 2024.