Entre a utopia e o ceticismo: as potencialidades dos diários virtuais no mercado de comunicação nacional

  • Mariana Della Dea Tavernari Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Weblog, diário virtual, internet, jornalismo, comunicação.

Resumo

Os diários virtuais são elementos-chave para compreender como se articulam as profecias otimistas e pessimistas em conseqüência da emergência de novas mídias e formatos no mercado de comunicação nacional. Sob a ótica da remediação, apresentam-se como uma alternativa à unilateralidade imposta pelos meios tradicionais ao introduzirem uma narrativa expressiva similar ao jornalismo literário aportada no ambiente bilateral e interconectado da Internet e tornam-se os alvos principais dos entusiastas que idealizam a concretização do chamado jornalismo cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Della Dea Tavernari, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação da profa. dra. Rosana de Lima Soares. É bolsista Fapesp, desenvolvendo a pesquisa “Diários de vitrine: caminhos comunicativos no contexto discursivo do meio digital”. mariana.tavernari@gmail.com.
Publicado
2008-06-25
Como Citar
TAVERNARI, M. Entre a utopia e o ceticismo: as potencialidades dos diários virtuais no mercado de comunicação nacional. RuMoRes, v. 1, n. 2, 25 jun. 2008.
Seção
Artigos