Digital Image and Cinema

Autores

  • Alberto J. L. Carillo Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  • May Zindel Benemérita Universidad Autónoma de Puebla

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51120

Palavras-chave:

Poética, cinema digital, espetáculo, desnarrativização.

Resumo

O novo cinema digital de Hollywood baseado na espetacularização a partir de computação gráfica levou os cineastas a trabalhar com equipes tecno-científicas concentradas no controle total da imagem, e é justamente a predominância da imagem que tende a simplificar os cenários cinematográficos. Esta simplificação parece rejeitar a velha idéia de que o cinema trata de “contar histórias por meio de imagens”, em vez de emancipar a imagem da narrativa. Isto caminha lado a lado com uma nova sensibilidade que negligencia a narrativa e está centrada no entretenimento, apesar das queixas feitas por intelectuals. Com isto, o novo cinema digital baseado no espetáculo reabre sob novas circunstâncias uma polêmica poética fundamental com origem no debate entre a pintura abstrata e a pintura figurativa: quais são as possibilidades específicas de cada meio?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto J. L. Carillo, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
    Doctor professor at Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). acarrillo_mx@prodigy.net.mx.
  • May Zindel, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
    Graduated at Unarte and Professor at Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). zindel007@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Dossiê