Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna

Autores

  • Lisandro Nogueira Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51121

Palavras-chave:

Jornalismo, cinema, telejornalismo, melodrama, tragédia.

Resumo

O cinema clássico e o jornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da “objetividade” e na ênfase ao melodrama e ao «espetáculo» como eixo de identificação do espectador. «Doces Poderes» (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. «Um céu de estrelas» (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.

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Biografia do Autor

  • Lisandro Nogueira, Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG).
    Doutor pela PUC-SP, mestre pela USP e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás. lisandronogueira@gmail.com.

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Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Dossiê

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