A publicidade contra-intuitiva: possíveis articulações e reflexos nos estigmas e estereótipos sociais

Autores

  • Francisco Leite Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51124

Palavras-chave:

Publicidade contra-intuitiva, estigmas, estereótipos, preconceitos sociais.

Resumo

Apresenta-se neste trabalho, de forma sintética e pontual, algumas indicações sobre as noções conceituais de publicidade contra-intuitiva, os possíveis efeitos e articulação do seu discurso na reavaliação de crenças e desconstrução de estigmas e pensamentos estereotípicos sociais. Para aplicar as observações levantadas e discutir os reflexos dessa narrativa no repertório cognitivo do indivíduo e do coletivo social utiliza-se como objeto de exemplificação o composto criativo da peça publicitária impressa (revista) “Real Beleza” de Dove/Unilever para a linha Firming (2006).

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Biografia do Autor

  • Francisco Leite, Universidade de São Paulo (USP).
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de Interfaces Sociais da Comunicação e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). holisticoleite@yahoo.com.br.

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Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A publicidade contra-intuitiva: possíveis articulações e reflexos nos estigmas e estereótipos sociais. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51124. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51124.. Acesso em: 24 abr. 2024.