No rastro do discurso: para pensar a comunicação

Autores

  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51125

Palavras-chave:

Comunicação, discurso, linguagem, mídias, filosofia.

Resumo

Este artigo se propõe tratar de algumas possíveis articulações entre o conceito de discurso – a partir de diferentes perspectivas teóricas – e o campo da comunicação em suas relações com as mídias. Ao pensar esse campo a partir de interfaces com o conceito de discurso, é como mediação que o concebemos. A palavra «mídias», adotada como definidora de vários fazeres comunicacionais contemporâneos, aponta para essa relação: «média, meio, ponto médio» – um lugar intermediário que aponta articulações entre termos distintos, especialmente fatos e relatos, estabelecendo uma imbricação entre produtores e receptores desses discursos que transforma os modos tradicionais de pensar as relações entre cada um e cada um dos outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutora em Comunicação, é professora da ECA-USP, atuando nas áreas de jornalismo, linguagem e mídias. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, é autora de “Imagens veladas: aids, imprensa e linguagem” (Annablume, 2001).

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar