A recepção e produção de sentido sobre os espaços urbanos: olhares dos acadêmicos de cinema da UFPel

Autores

  • Fábio Souza da Cruz Universidade Católica de Pelotas (UCP).
  • Guilherme Carvalho da Rosa Universidade Católica de Pelotas (UCP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51131

Palavras-chave:

Recepção e produção, espaços urbanos, estudos culturais.

Resumo

A pesquisa apresentada está em andamento e traz como objeto a observação das circunstâncias de recepção e produção de um documentário sobre espaços urbanos produzido por acadêmicos de cinema da Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPel). O olhar teórico-metodológico está voltado para dois momentos. O primeiro é o da recepção desses espaços sobre a ótica das interculturalidades (GARCÍA CANCLINI, 2006) e da reconfiguração dos sentidos da vida urbana (MARTÍN-BARBERO, 2005). O segundo é o da produção do documentário, por meio das estruturas de sentido dos estudantes interpeladas por suas experiências urbanas cotidianas. O objetivo central é observar como as práticas culturais estão articuladas com os espaços urbanos, a partir da vivência de temporalidades agonísticas na América Latina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Souza da Cruz, Universidade Católica de Pelotas (UCP).
    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Católica de Pelotas (ECOS/UCPel). fabiosouzadacruz@gmail.com.
  • Guilherme Carvalho da Rosa, Universidade Católica de Pelotas (UCP).
    Mestre em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal de Pelotas (IAD/UFPel). guilherme.rosa@vetorial.net.

Downloads

Publicado

2008-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A recepção e produção de sentido sobre os espaços urbanos: olhares dos acadêmicos de cinema da UFPel. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2008.51131. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51131.. Acesso em: 19 abr. 2024.