Comunicação e interdição: a censura moral sobre o corpo e a palavra

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo
  • Ferdinando Martins Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51136

Palavras-chave:

Censura, teatro, comunicação.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas pelo Projeto Temático «A cena paulista: um estudo da produção cultural de São Paulo, de 1930 a 1970 a partir do Arquivo Miroel Silveira», iniciado em 2005 com financiamento da Fapesp. O Projeto, que pode ser visualizado em www.eca.usp.br/censuraemcena, é responsável por conservar e estudar mais de 6 mil processos de censura prévia ao teatro. Neste texto, comparecem observações sobre os temas privilegiados pela ação do censor, assim como levantamentos quantitativos das incidências e o exame de alguns casos.

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Biografia do Autor

  • Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo
    Professora Doutora, Livre Docente, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP. Pesquisadora de projetos com apoio do CNPq e da FAPESP. Autora, entre outros, dos livros Jornalismo e Ciências da Linguagem, Poder no Jornalismo e Jornalismo e Filosofia da Comunicação.
  • Ferdinando Martins, Universidade de São Paulo (USP).
    Mestre e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pós-doutorando e coordenador de Gestão da Informação do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes da USP. ferdinando.martins@gmail.com.

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Publicado

2009-04-14

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Comunicação e interdição: a censura moral sobre o corpo e a palavra. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51136. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51136.. Acesso em: 28 mar. 2024.