Mídia e religião: estratégias de “cura” financeira pela IURD
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51141Palavras-chave:
Midiatização, religião, televisão, Igreja Universal do Reino de Deus.Resumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso «A hora dos empresários», da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoas que buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de auto-referencialidade do próprio discurso religioso. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.