Mídia e religião: estratégias de “cura” financeira pela IURD

Autores

  • Carlos Renan Samuel Sanchotene Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos).
  • Viviane Borelli Centro Universitário Franciscano (Unifra)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51141

Palavras-chave:

Midiatização, religião, televisão, Igreja Universal do Reino de Deus.

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso «A hora dos empresários», da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoas que buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de auto-referencialidade do próprio discurso religioso. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo.

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Biografia do Autor

  • Carlos Renan Samuel Sanchotene, Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos).
    Mestrando em Ciências da Comunicação pela Unisinos (bolsista CAPES) e colaborador do projeto de pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel”, financiado pelo CNPQ.carlos_sanchotene@yahoo.com.br.
  • Viviane Borelli, Centro Universitário Franciscano (Unifra)
    Professora doutora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, RS. Doutora em Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto de pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel”. viviborelli@unifra.br.

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Publicado

2009-04-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mídia e religião: estratégias de “cura” financeira pela IURD. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51141. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51141.. Acesso em: 24 abr. 2024.