Publicidade e representações sociais no contexto da midiatização

Autores

  • Raquel Ditz Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51145

Palavras-chave:

Midiatização, representações sociais, publicidade.

Resumo

Este ensaio analisa como se dão as identificações na publicidade dentro do cenário da midiatização. Para tanto, propomos que é através das representações sociais presentes nas campanhas que a publicidade pode organizar sentidos que vão orientar estas identificações. Dessa forma, buscamos mostrar como a publicidade se relaciona com a criação dessa nova ambiência social que é a sociedade midiatizada. Para refletir sobre o assunto, o texto foi estruturado em três partes: na primeira abordamos o conceito de midiatização; na segunda descrevemos o funcionamento das representações sociais. E, enfim, na terceira, analisamos a publicidade como um campo de identificações no contexto da midiatização.

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Biografia do Autor

  • Raquel Ditz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
    Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UFSM. raquelditz@yahoo.com.br.

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Publicado

2009-04-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Publicidade e representações sociais no contexto da midiatização. RuMoRes, [S. l.], v. 2, n. 4, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51145. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51145.. Acesso em: 20 abr. 2024.