O Saci e Procissão dos Mortos – auto-referência fantástica no cinema paulista

Autores

  • Laura Cánepa Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51165

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Fantástico, Saci, Procissão dos Mortos, Luis Sérgio Person.

Resumo

O presente artigo propõe uma comparação entre os filmes O Saci (Rodolfo Nanni, 1953) e Procissão dos Mortos (Luis Sérgio Person, 1968), examinando a releitura que o segundo faz do primeiro a partir da visão da resistência à ditadura e da construção de um significado mítico para os jovens brasileiros envolvidos com a guerrilha. O que se deseja, com esta comparação, é rememorar filmes relativamente esquecidos pela historiografia e mostrar que, apesar do atual esquecimento, tratava-se de obras que estabeleceram um importante diálogo entre si, promovendo um curioso elo entre o cinema paulista dos anos 1950 e dos anos 1960, através de um incipiente trabalho com o gênero fantástico.

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Biografia do Autor

  • Laura Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
    Doutora em Multimeios pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (MeCom – Anhembi Morumbi).

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Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O Saci e Procissão dos Mortos – auto-referência fantástica no cinema paulista. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51165. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51165.. Acesso em: 25 abr. 2024.