Rádio Comunitária, participação e cidadania: a Rádio Jornal FM

Autores

  • Marcelo de Oliveira Volpato Universidade Metodista de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51171

Palavras-chave:

Rádio Comunitária, Participação Popular, Cidadania.

Resumo

A participação social nos meios de comunicação requer investigação haja vista a ligação desta com a promoção da cidadania, principalmente em meio a processos midiáticos excludentes e autoritários. Desta forma, apresentamos as principais configurações de uma rádio comunitária, de conceitos de participação, cidadania e apresentamos – ainda que preliminarmente – as configurações da Rádio Jornal FM. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas e observação assistemática de conteúdo, o estudo buscou levantar elementos para compreender os espaços destinados ao desenvolvimento da cidadania e como se dá a participação do(s) público(s) nesta emissora. As observações apontam que estes meios configuram-se como espaço propício à participação e ao exercício da cidadania, entretanto, devido a comprometimentos políticos, econômicos e limitações tecnológicas e profissionais estes espaços tornam-se cada vez mais escassos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo de Oliveira Volpato, Universidade Metodista de São Paulo.
    Marcelo de Oliveira Volpato é jornalista pela Universidade de Marília. Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rádio Comunitária, participação e cidadania: a Rádio Jornal FM. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51171. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51171.. Acesso em: 29 mar. 2024.