A importância da produção discente na graduação em comunicação social: o caso da revista Anagrama

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Universidade de São Paulo (USP).
  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51172

Palavras-chave:

Comunicação Social, Graduação, Produção Discente, Artigos Científicos, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo busca analisar o papel dos periódicos científicos voltados à publicação de artigos produzidos por pesquisadores discentes da Graduação, especialmente aqueles do campo das Ciências da Comunicação e de sua graduação correlata, a Comunicação Social. Através do estudo do caso da revista Anagrama, o objetivo aqui é verificar os caminhos de pesquisa delineados pelos graduandos de diversas instituições brasileiras de pesquisa que submeteram artigos a essa publicação nesses dois anos de sua existência. Além disso, há a reflexão acerca do papel organizacional do periódico científico como um todo, bem como a promoção da interdisciplinaridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliza Bachega Casadei, Universidade de São Paulo (USP).
    Mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Também é colaboradora do livro Palavras Proibidas: pressupostos e subentendidos na censura teatral (Bluecom, 2008) e autora do livro Saiu da História para entrar nas revistas: enquadramentos da memória coletiva de Getulio Vargas em Veja. Realidade e Time (E-Papers,2009, no prelo). O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil).
  • Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade de São Paulo (USP).
    Mestrando em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na área de concentração I: Teoria e Pesquisa em Comunicação e graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP. Bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é autor dos livros Difusão Metropolitana e Divulgação Científica (Plêiade, 2007) e Jornalismo e LinhaEditorial (E-papers, 2009).

Downloads

Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A importância da produção discente na graduação em comunicação social: o caso da revista Anagrama. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51172. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51172.. Acesso em: 28 mar. 2024.