Posicionamento e lugar dos agentes na crítica cultural: um estudo sobre a relação entre valores-notícia e hierarquia das legitimidades

Autores

  • Mauro Ventura Universidade Estadual Paulista (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51178

Palavras-chave:

Crítica cultural, valores-notícia, hierarquia das legitimidades.

Resumo

Este artigo estuda a crítica cultural praticada na atualidade a partir das relações existentes entre valores-notícia e hierarquia das legitimidades. Para isso, toma por base as reflexões de Pierre Bourdieu acerca das posições ocupadas pelos agentes (jornalistas, críticos e acadêmicos) no interior dos campos de produção, reprodução, consagração e difusão de bens simbólicos. De acordo com o teórico, há uma relação diretam entre a tomada de posição de um agente e o lugar por ele ocupado no campo. A hipótese aqui desenvolvida, e aplicada ao estudo de três posicionamentos críticos veiculados recentemente na mídia, é a de que, quanto mais à margem de determinado campo situa-se um agente, maior é a possibilidade de que este agente se posicione de maneira não legitimada, e, por isso mesmo, menos interdependente em relação às instâncias de difusão e consagração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Ventura, Universidade Estadual Paulista (Unesp).
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Posicionamento e lugar dos agentes na crítica cultural: um estudo sobre a relação entre valores-notícia e hierarquia das legitimidades. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51178. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51178.. Acesso em: 26 abr. 2024.