Ficção-Verdade: Fronteira semiótica na montagem narrativa de Valêncio Xavier

Autores

  • Reuben Rocha Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51179

Palavras-chave:

Valêncio Xavier, Fronteira semiótica, Ficção, Montagem narrativa, Semiótica da comunicação.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da obra Rremembranças da menina de rua morta nua – montagem assinada pelo escritor Valêncio Xavier que recupera a história de um assassinato ocorrido em São Paulo na decada de 1990 – que a desloque do campo da literatura e a traga para a semiótica da comunicação. Amparando este desvio na hipótese de que a obra se situa entre o ficcional e o factual, o trabalho se serve do conceito de fronteira semiótica de Iúri Lotman para sugerir algumas chaves de leitura para o texto.

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Biografia do Autor

  • Reuben Rocha, Universidade de São Paulo (USP).
    Reuben da Cunha Rocha (Mestrando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. reubencr@gmail.com)

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Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ficção-Verdade: Fronteira semiótica na montagem narrativa de Valêncio Xavier. RuMoRes, [S. l.], v. 3, n. 6, 2009. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2009.51179. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51179.. Acesso em: 25 abr. 2024.