Linguagem cinematográfica como inscrição da marginalidade na produção de documentários brasileiros pós-1993

Autores

  • Gustavo Souza Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51188

Palavras-chave:

Documentário, linguagem cinematográfica, marginalidade.

Resumo

A presença dos setores sociais vinculados diretamente ao contexto de marginalidade e violência urbana tem sido recorrente na produção de documentários brasileiros dos últimos anos. Entender este movimento requer voltarmos as atenções não apenas para os depoimentos que tratem do contexto social, econômico e urbano dos grandes centros brasileiros, mas também para o uso da linguagem cinematográfica como um recurso que materializa a condição marginal dos depoentes. Tal aspecto revela a importância do diálogo com outros gêneros audiovisuais para a apreensão desses elementos, que posteriormente revelarão uma possível “estética da marginalidade”.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Souza, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE.

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Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Linguagem cinematográfica como inscrição da marginalidade na produção de documentários brasileiros pós-1993. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 7, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51188. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51188.. Acesso em: 26 abr. 2024.