Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do “periférico” na cultura massiva

  • Gelson Santana Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
Palavras-chave: Periférico, estética, filme, local, global.

Resumo

Este artigo se constitui a partir do estudo dos filmes Cidade de Deus, Gomorra e Distrito 9, buscando apontar três estratégias que servem de base ao processo de passagem, de agenciamento e de reestruturação a que um contexto “local” se expõe na sua transformação em “global”, nas narrativas audiovisuais contemporâneas construídas em torno da idéia de “periférico”. Observa-se de que forma tais estratégias estão diretamente ligadas à experiência estética posta hoje em circulação por uma conjuntura que aparentemente se tornou independente, na medida em que não mais emerge diretamente do espaço social, mas que toma como referente os meios de comunicação massivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelson Santana, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
Professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP).
Publicado
2010-12-06
Como Citar
SANTANA, G. Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do “periférico” na cultura massiva. Rumores, v. 4, n. 8, 6 dez. 2010.
Seção
Dossiê