Estrelismo à Brasileira: Perspectivas de Uma Negociação Simbólica, Cultural e Estética Entre Hollywood e o Brasil

Autores

  • Isabella Regina Oliveira Goulart Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51225

Palavras-chave:

Estrelismo, artistas brasileiros em Hollywood, latinos, revistas de fãs.

Resumo

A máquina de sedução hollywoodiana criou irresistíveis mecanismos de atração e alimentou sonhos de pessoas comuns em todo o mundo, inclusive no Brasil. Muitos candidatos ao estrelato foram descobertos na Europa, Extremo Oriente ou América Latina. O presente artigo aborda os casos dos brasileiros Lia Torá, Olympio Guilherme e Raul Roulien, que entre 1927 e 1935 atuaram em Hollywood, integrando um grande grupo “latino” no cinema americano, e ocuparam espaço em publicações nacionais de grande circulação. Consideramos a questão da repercussão no Brasil de suas trajetórias hollywoodianas e do significado de uma imagem de “latinidade” elaborada a partir do olhar dos produtores. Visamos demonstrar que eles se inseriram em um projeto de construção da hegemonia global de Hollywood.

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Biografia do Autor

  • Isabella Regina Oliveira Goulart, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Mestranda do Programa de Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual. isa.goulart@gmail.com.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Especial

Como Citar

Estrelismo à Brasileira: Perspectivas de Uma Negociação Simbólica, Cultural e Estética Entre Hollywood e o Brasil. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51225. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51225.. Acesso em: 25 abr. 2024.