O Ser e o Tempo do Audiovisual: Diálogos entre Território e Cultura

Autores

  • Sônia Barreto de Novaes Paschoal Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51227

Palavras-chave:

Territorialidade, narrativas audiovisuais, cultura, desenvolvimento local, mídias digitais.

Resumo

Em tempos de globalização e multiculturalismo, as relações entre território e cultura tendem a diluir-se em interfaces audiovisuais configurando um espaço-tempo em que o ser local “parece” subordinado à proliferação de vozes. Assim o diálogo entre ciências e, neste caso, da ciência da informação e da comunicação faz-se imprescindível para uma compreensão dessa liquidez digital. Entendemos o audiovisual como uma instância no processo de mediação entre cultura e território, entre global e local e para tanto escolhemos Piracaia, cidade do interior paulista, como local para o exercício dessa mediação. A pesquisa-ação-colaborativa e a produção audiovisual documental sobre movimentos culturais nesta cidade incorporadas aos princípios de desenvolvimento local com base na comunicação, tecem uma economia política das narrativas de histórias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sônia Barreto de Novaes Paschoal, Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, Mestre em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e colaboradora no grupo Cidade do Conhecimento – CTR-ECA-USP e ColaborI (Colaboratório em Infoeducação) – CBD-ECA-USP. soniapaschoal@usp.br.

Downloads

Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Especial

Como Citar

O Ser e o Tempo do Audiovisual: Diálogos entre Território e Cultura. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51227. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51227.. Acesso em: 25 abr. 2024.