O cinema em quatro momentos da produção cronística de Graciliano Ramos

Autores

  • Thiago Mio Salla Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51233

Palavras-chave:

Graciliano Ramos, cinema, literatura brasileira

Resumo

O presente artigo procura examinar quatro momentos distintos da trajetória cronística de Graciliano Ramos, nos quais o autor alagoano enfocou diferentes aspectos da experiência cinematográfica: em 1915, ainda no começo de seu trabalho jornalístico, ele teceu um panorama do cinema na efervescente capital carioca; no início da década de 1920, criticou a falta de decoro dos espectadores e a precariedade de uma sala de exibição localizada no interior alagoano; em 1938, louvou e reprovou determinados aspectos do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro; e, nos 1940, em registro memorialístico, revelou como a chegada da arte cinematográfica no sertão teria posto fim ao teatro amador. A análise específica de cada um desses textos permite descobrir facetas pouco conhecidas da relação entre o romancista e a sétima arte, bem como trazer novos elementos para o exame da interface entre cinema e literatura no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Thiago Mio Salla, Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP).
    Bacharel em letras (FFLCH/USP) e em jornalismo (ECA/USP), além de Doutor em Comunicação Social (ECA/USP).

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O cinema em quatro momentos da produção cronística de Graciliano Ramos. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51233. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51233.. Acesso em: 23 abr. 2024.