Sofia Coppola e Marie-Antoinette: o rococó na visão contemporânea

Autores

  • Maria Cristina Mendes Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51243

Palavras-chave:

Comunicação, cinema, arte, sociedade, cultura.

Resumo

Esse artigo trata da relação entre o filme Maria Antonieta e o estilo Rococó. Numa retomada contemporânea, a diretora Sofia Coppola propõe uma nova leitura estética para esta escola artística considerada por alguns críticos como Barroco tardio. A trilha sonora pautada nos anos 1980 introduz no filme uma ambientação mais familiar ao público de massas. Ancorada na atuação da atriz Kirsten Dunst emerge um novo olhar sobre a personalidade da delfina. As relações com a Pop-art também contribuem para a identificação do público com a narrativa.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Mendes, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
    Bacharel em Pintura (1984) e especialista em História da Arte do século XX (2000), EMBAP/PR, mestranda em Comunicação e Linguagens pela UTP, professora do curso de Artes Visuais e Tecnologia em Fotografia/UTP.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sofia Coppola e Marie-Antoinette: o rococó na visão contemporânea. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51243. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51243.. Acesso em: 19 abr. 2024.