Jornalismo: uma relação com opinião pública

Autores

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo (USP).
  • Nara Lya Simões Caetano Cabral Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51249

Palavras-chave:

Censura, jornalismo, opinião pública.

Resumo

Este artigo se relaciona a resultados de pesquisa junto a Projeto Temático com apoio da Fapesp desenvolvido a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP. Em nosso eixo de pesquisa, temos investigado as manifestações no jornalismo a respeito da censura a peças e autores teatrais mais proeminentes no cenário cultural brasileiro. Partimos do pressuposto de que quando o jornalismo se manifesta sobre a censura ele o faz em sintonia com a opinião pública. Assim, apresentamos considerações sobre a natureza da opinião pública, os resultados obtidos com nossa pesquisa, até o momento, e compartilhamos nossos achados sobre as condições de conexão entre jornalismo e opinião pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo (USP).
    Professora titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. mayragomes@usp.br
  • Nara Lya Simões Caetano Cabral, Universidade de São Paulo (USP).
    Estudante de graduação do curso de jornalismo da ECA-USP. É bolsista de iniciação científica da Fapesp sob orientação da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes junto ao projeto temático “Comunicação e Censura – análise teórica e documental de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA-USP”, atuando no eixo de pesquisa “Liberdade de Expressão: Manifestações no Jornalismo”. nara.cabral@usp.br.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Jornalismo: uma relação com opinião pública. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 1–17, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51249. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51249.. Acesso em: 25 abr. 2024.