Media Literacy: uma experiência brasileira

Autores

  • Lilian C. Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Fabio N. Akhras Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51253

Palavras-chave:

Media literacy, alfabetização em mídias, linguagem de cinema, linguagem de televisão, propaganda.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Lilian C. Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    Graduanda do bacharelado em Midialogia do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). lilian.chaplin@gmail.com.
  • Fabio N. Akhras, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    Doutor em Educação pela Universidade de Leeds (Inglaterra), é professor do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). fabio.akhras@cti.gov.br.

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Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Media Literacy: uma experiência brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 80–104, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51253. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51253.. Acesso em: 28 mar. 2024.