Matrix e Zardoz: confluências de um universo cibercultural

Autores

  • Geraldo de Lima Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51264

Palavras-chave:

Matrix, cinema, cibercultura, Zardoz.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma analise comparativa entre a trilogia do filme Matrix e outros filmes que abordaram a questão de mundos paralelos virtuais e do uso da tecnologia dentro do universo da cibercultura. A existência de elementos mitológicos, religiosos de mesma base imagética em Matrix, podem ser verificados em filmes da década de 70, como Zardoz (1974) e Westword (1973), da década de 80, como Tron (1982) e Videodrome (1983), e nos anos 90, como Cidade das Sombras (1998). Todos eles questionam a imersão no mundo virtual e na tecnologia como motivadora de modificações nos padrões de existência humana e da relação próxima entre os homens e as máquinas.

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Biografia do Autor

  • Geraldo de Lima, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
    Geraldo de Lima é Mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em criação visual e multimídia pela Universidade São Judas Tadeu. Participa atualmente do grupo de pesquisa da UAM sobre o tema “O Sagrado e o Cinema”.

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Publicado

2011-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Matrix e Zardoz: confluências de um universo cibercultural. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 277–296, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51264. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51264.. Acesso em: 28 mar. 2024.