O gênero dos Fashion Blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino

Autores

  • Mariana Tavernari Universidade de São Paulo (USP).
  • Mariane Murakami Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55294

Palavras-chave:

Blogs, gêneros discursivos, moda, beleza, autenticidade.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a investigar as configurações genéricas dos blogs de moda e beleza, explorando as mudanças na comunicação sobre esses temas com o advento das plataformas de publicação online e seu papel na constituição identitária feminina, na criação de ideias e, mais tarde, na promoção de tendências. Verifica-se, no artigo, que as estratégias discursivas do gênero estiveram sempre em larga medida condicionadas pelas estéticas realistas, fazendo com que a subjetividade e o lugar de fala das blogueiras tornem-se fatores imprescindíveis para sustentar a autenticidade das narrativas.

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Biografia do Autor

  • Mariana Tavernari, Universidade de São Paulo (USP).
    Mariana é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP). Bolsista CAPES.
  • Mariane Murakami, Universidade de São Paulo (USP).
    Mariane é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo (PPGMPA-USP) e docente da Universidade Braz Cubas. Bolsista CAPES.

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O gênero dos Fashion Blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 85–106, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55294. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/55294.. Acesso em: 29 mar. 2024.