Narrativas migrantes e políticas da representação

Autores

  • Paula Pereira Paschoalick Universidade de São Paulo (USP).
  • Daniele Gross Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55295

Palavras-chave:

Políticas da representação, narrativas migrantes, favela, cinema nacional.

Resumo

Esta proposta busca articular uma análise das narrativas migrantes e políticas da representação sobre as favelas brasileiras em obras audiovisuais entre as décadas de 1990 e 2010, período da retomada comercial da produção cinematográfica no país. Especificamente pretendemos apresentar uma análise sobre as narrativas fílmicas das produções: Notícias de uma guerra particular, Palace II, Cidade de Deus, Cidade dos homens (série) e Cidade dos homens (filme), na tentativa de delinear suas propostas discursivas sobre a favela e principalmente as perspectivas de futuro que cada uma dessas obras apresenta para a sociedade. O artigo se trata de uma apresentação multimidiática que apresenta percursos não lineares de leitura sobre essas obras, suas relações e seus enunciadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Pereira Paschoalick, Universidade de São Paulo (USP).
    Paula Paschoalick é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), doutoranda do programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) Atua como Infografista da Editora Moderna, Webmaster e Programadora do site da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), Webmaster e Programadora da Revista Científica Eletrônica Rumores (MIDIATO - ECA - USP), Webmaster e Programadora da Revista Científica Eletrônica Significação (PPGMPA - ECA - USP), Webmaster e Programadora da Revista Científica Eletrônica Rebeca (SOCINE).
  • Daniele Gross, Universidade de São Paulo (USP).
    Daniele Gross é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é mestre (2010) em Ciências da Comunicação e especialista (2007) em Divulgação Científica pela Cátedra Unesco Núcleo José Reis, também pela ECA-USP. Bacharel em Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo (1997) e Rádio, TV e Vídeo (2003), é membro do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da USP, e docente dos cursos de Comunicação Social das UniFiamFaam.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar