Realismo versus simulação: o paradoxo da imagem digital

Autores

  • Felipe Polydoro Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55296

Palavras-chave:

Cibercultura, imagem digital, realismo, virtual.

Resumo

Este artigo busca elencar e problematizar pontos fundamentais para uma análise ontológica e estética da imagem digital. O enfoque da reflexão estará no seguinte paradoxo: a ciência da computação e a linguagem binária, protagonistas da virtualização das imagens e da construção de um rico espaço imaterial e imersivo, propiciam também, graças à disseminação de câmeras nos mais variados hardwares, a multiplicação de registros de renovado realismo, com destaque para os vídeos captados por anônimos, que costumam ser tomados como provas factuais precisas e donos de um estatuto de revelação da verdade.

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Biografia do Autor

  • Felipe Polydoro, Universidade de São Paulo (USP).
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

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Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Realismo versus simulação: o paradoxo da imagem digital. RuMoRes, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 107–123, 2012. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2012.55296. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/55296.. Acesso em: 29 mar. 2024.