Divas e aliens: sobre ópera, mídia e ficção científica

Autores

  • Paula Gomes Ribeiro Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58928

Palavras-chave:

Ópera, ficção científica, cultura popular e da mídia, comunicação, crítica.

Resumo

Neste artigo, problematizo o uso de elementos dos cânones da ópera oitocentista em produtos audiovisuais ficcionais no campo da cultura popular e da mídia. Defendo que a cultura operática é encarada, nesse âmbito, como um importante depósito de convenções, rituais e significados — entendidos como “exotismos” de uma velha Europa —, tornando-se desse modo ferramentas de semantização, ou de observação e crítica de comportamentos e normas sociais.

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Biografia do Autor

  • Paula Gomes Ribeiro, Universidade Nova de Lisboa

    Investigadora e docente da Universidade Nova de Lisboa (Cesem - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical). Doutorada e mestre em musicologia pela Université de Paris VIII. Diplomada em ciências musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Universidade Nova de Lisboa. pgr@fcsh.unl.pt.

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Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Divas e aliens: sobre ópera, mídia e ficção científica. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 4–22, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58928. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58928.. Acesso em: 23 abr. 2024.