Marharhahar Z!namabarn: Breve panorama do cinema de zumbi na América Latina

Autores

  • Alfredo Suppia Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Lúcio Reis Filho Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58930

Palavras-chave:

Cinema latino-americano, filme de zumbi, cinema independente.

Resumo

Através de um breve panorama do cinema de zumbi na América Latina, o presente texto buscar lançar luz sobre o crescimento das produções do gênero, considerando os fatores que contribuíram para esse crescimento, dentre os quais a maior acessibilidade a ferramentas para realização audiovisual e os novos meios de divulgação. Para tanto, serão percorridos os fundamentos do gênero na cinematografia de horror inglesa e norte-americana, trilhando os caminhos de um imaginário da morte recorrente nas telas desde a primeira metade do século XX. A partir dos anos 60, observaremos o início de uma produção latino americana voltada para o gênero, bem como o crescimento da mesma na esteira do cinema de horror estrangeiro. Observaremos os exemplos do México, da Argentina e, finalmente, do Brasil, países em que o cinemade zumbi adquire feições e particularidades regionais dignas de análise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alfredo Suppia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
    Professor na UFJF e pós-doutorando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. alsuppia@gmail.com.
  • Lúcio Reis Filho, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

    Professor de História – Departamento de Ciências Humanas na UEMG. luciusrp@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Marharhahar Z!namabarn: Breve panorama do cinema de zumbi na América Latina. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 35–45, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58930. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58930.. Acesso em: 29 mar. 2024.