Notas para pensar a onda dos filmes espíritas no Brasil

Autores

  • Laura Cánepa Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58931

Palavras-chave:

Cinema, Brasil, cinema religioso, espiritismo, religião.

Resumo

Neste começo da segunda década do século XXI, o Brasil, país tido como a maior nação espírita do planeta, tem testemunhado uma onda de longas-metragens com temática espírita que movimenta grandes orçamentos e bilheterias, provocando interesse e debates entre os fiéis, os críticos de cinema e os observadores culturais. No entanto, na maior parte das discussões nos meios de comunicação, parece haver certa pressa  em diagnosticar o fenômeno como novidade, sem levar em conta a trajetória e mesmo uma possível tradição de filmes espíritas brasileiros — a partir da qual, parece-nos, o ciclo atual pode ser examinado. Nesse sentido, o presente artigo tem a intenção de discutir a possibilidade de falar-se de uma tradição de filmes espíritas brasileiros e, a partir dela, propõe alguns pressupostos de análise para os novos filmes que têm surgido a cada ano.

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Biografia do Autor

  • Laura Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

    Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-URFGS (1996), é, atualmente, professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e pós-doutoranda no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. laura_canepa@yahoo.com.br.

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Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Notas para pensar a onda dos filmes espíritas no Brasil. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 46–64, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58931. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58931.. Acesso em: 20 abr. 2024.