Reincidências do gênero musical durante o atestado midiático do dom

Autores

  • Andrea Limberto Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58933

Palavras-chave:

Gênero musical, teoria do dom, reality shows, performance musical.

Resumo

Estudamos a forma como o gênero musical manifesta-se na produção audiovisual nacional, discutindo suas heranças, cristalizações e deslocamentos quando reconhecemos contemporaneamente um reforço visual do momento da performance relacionada à música. Tomamos como hipótese central a possibilidade de definição de tal gênero através de um processo que reconhecemos como de dupla autorreferencialidade em relação ao elemento musical. Representando o que seria estritamente cinematográfico tomamos Os desafinados (2008). Situado na passagem entre o que se consagrou como programa televisivo e depois foi vertido num projeto de filme temos High school musical – o desafio (2010). Como terceiro exemplo, selecionamos o talent show de música Ídolos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Limberto, Universidade de São Paulo (USP).
    Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutora (2011) e mestre (2006) em Ciências da Comunicação pela mesma Escola estudando a sintaxe da imagem em movimento com a dissertação O traçado da luz: um estudo da sintaxe em reportagens televisivas. andrealimberto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Reincidências do gênero musical durante o atestado midiático do dom. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 83–100, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58933. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58933.. Acesso em: 24 abr. 2024.