Rádios comunitárias: novas territorialidades na ambiência digital

Autores

  • Maria Ivete Trevisan Fossá Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Kalliandra Quevedo Conrad Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58934

Palavras-chave:

Rádios comunitárias, ambiência digital, cidadania.

Resumo

O presente artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, se propõe a refletir sobre como a ambiência digital pode ampliar os espaços de cidadania através das rádios comunitárias. Para tanto, apresentamos o conceito de relações públicas comunitárias e problematizamos a legislação das rádios comunitárias. Ao final, buscamos suscitar questões acerca do discurso hegemônico da tecnologia e em como esse discurso interfere nas relações entre os sujeitos e os meios de comunicação digitais. Acreditamos que as novas territorialidades das rádios comunitárias se configuram como uma potencialidade a ser desenvolvida devido a outras questões a serem discutidas, como o acesso e a capacitação dos sujeitos, além da educação para a mídia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Vínculo institucional com os Programas de Pós Graduação em Comunicação e Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). fossa@terra.com.br.

  • Kalliandra Quevedo Conrad, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
    Mestranda em Comunicação Midiática no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCOM/UFSM) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). kalliandraconrad@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rádios comunitárias: novas territorialidades na ambiência digital. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 101–119, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58934. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58934.. Acesso em: 19 abr. 2024.