As significações da produção da fotografia em sites de redes sociais

Autores

  • Carlos Leonardo Recuero Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
  • Rebeca Rebs Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58937

Palavras-chave:

Fotografia, identidade, site de redes sociais, imagem.

Resumo

O trabalho aborda a imagem do sujeito construída por meio da fotografia como matéria prima da “realidade” no espaço virtual. Desse modo, busca-se compreender que significações e utilizações surgidas na manipulação e/ou apropriação do retrato fotográfico atuam na composição do perfil de usuários de sites de redes sociais. Para isso foi realizada uma observação participante acompanhada pela aplicação de 217 questionários (com questões abertas) respondidos por usuários de diversos sites de redes sociais (Orkut, Facebook, Plurk, Twitter e Flickr). Observou-se sentidos distintos para o uso da fotografia que envolvem não apenas a identificação do sujeito no sistema (intimamente ligada à noção de realidade), como a busca pela reconstrução de si a fim de agregar valores sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Leonardo Recuero, Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

    Professor Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), doutorando em Letras pela UCPel, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisador do Nupecom (Núcleo de Pesquisas em Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas). crecuerok@gmail.com.

  • Rebeca Rebs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Professora Assistente da ESPM Sul, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Comunicação (UNISINOS) e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (UCPel). Bolsista CAPES. rebeca.recuero.rebs@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As significações da produção da fotografia em sites de redes sociais. RuMoRes, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 156–175, 2013. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2013.58937. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/58937.. Acesso em: 19 abr. 2024.